sábado, 9 de outubro de 2010

"Fama de santidade"

Carlo Acutis era um adolescente em nosso tempo, semelhante a muitos os outros. Nasceu em 1991, e morreu em 2006 quando tinha 15 anos de idade, por uma agressiva leucemia. Engajado na escola, entre amigos, um grande amante de computadores. Ao mesmo tempo era um grande amigo de Jesus Cristo, participava da Eucaristia diariamente e se confiava à Virgem Maria. Pouco antes de morrer ofereceu sua vida pelo Papa e pela Igreja. Sua vida suscitou profunda admiração em quem o conheceu. 
     "Meu filho sendo pequeno, e sobre tudo depois de sua Primeira Comunhão, nunca faltou à celebração cotidiana da Santa Missa e do Terço, seguidos de um momento de Adoração Eucarística", recorda Antonia Acutis, mãe de Carlo. 
       Com esta intensa vida espiritual, Carlo viveu plena e generosamente seus quinze anos, deixando em quem o conheceu um profundo traço. Era um moço especialista em computadores, lia textos de engenharia informática e deixava a todos estupefatos, mas este dom o colocava a serviço do voluntariado e o utilizava para ajudar seus amigos. 
      "Sua grande generosidade o fazia interessar-se em todos: os estrangeiros, os portadores de necessidades especiais, as crianças, os mendigos. Estar próximo a Carlo era esta perto de uma fonte de água fresca", assegura sua mãe.
       Sua fé, singular em uma pessoa tão jovem, era poda e segura, levava-o a ser sempre sincero consigo mesmo e com os outros. Manifestou uma extraordinária atenção para o próximo: era sensível aos problemas e as situações de seus amigos, os companheiros, as pessoas que viviam perto a ele e quem o encontrava dia a dia. 
      Tinha entendido o verdadeiro valor da vida como dom de Deus, como esforço, como resposta a dar ao Senhor Jesus dia a dia em simplicidade. Queria destacar que era um moço normal, alegre, sereno, sincero, voluntarioso, que amava a companhia, que gostava da amizade.
    Tinha compreendido o valor do encontro cotidiano com Jesus na Eucaristia, e era muito amado e procurado por seus companheiros e amigos por sua simpatia e vivacidade. 
Depois de sua morte muitos sentiram a necessidade de escrever uma própria lembrança dele e outros comentaram que vão pedir sua intercessão em suas orações: isto fez com que sua figura seja vista com particular interesse" e em torno de sua lembrança está se desenvolvendo o que se chama "fama de santidade".
     Francesca Consolini, postuladora para a causa dos Santos da Arquidiocese de Milão, acredita que no caso de Carlo há elementos que poderiam levar a abertura de um processo de beatificação, quando se fizerem cinco anos de sua morte, como o pede a Igreja.
      Carlo Acutis nos seus 15 anos de vida,deixou-nos um testemunho de fé heróica alimentada na Eucaristia e na devoção a Nossa Senhora.É um verdadeiro modelo de santidade a ser seguido.Sua lembrança se torna eterna e sua intercessão diante de Deus mais do que numca necessária.
      Mais um grande exemplo de santidade que Deus coloca na nossa reta para nos provar que é sim possível ser santo nos dias de hoje! Deus os abençoe! Vamos seguir nesse caminho lindo, mas também doloroso, que é a santidade!


Fontes: ACIdigital, "Carlo Acutis:Eucaristia,minha rodovia para o Céu", Carlo Acutis

3 comentários:

  1. Nossa que linda história. Nos dá esperança para continuar a buscar a santidade, pois precisamos de estímulos igual esse, já que estamos vendo tantas tragédias, e também desrespeito para com valores essenciais para a vida.
    Lindo post, sinto-me com a esperança renovada, buscarei ainda mais a santidade.

    ResponderExcluir
  2. "Santos de calça jeans que bebem coca-cola e comem hotdog!"

    Além disso comem pizza, vão para um cinema, disputam, quando possível, uma partidazinha de vôlei, ou mesmo futebol, indo pra Santa Missa visitar o Amado e rezando com Maria o santo terço.

    Ser santo de calça jeans hoje eu acredito muitíssimo que é possível, principalmente com pessoas como Carlo Acutis e Chiara Luce Badano, que nos dão esse exemplo bonito.

    Ser santo de calça jeans hoje, para ser bem direto, é esparramar espiritualidade em tudo que formos fazer. Não é exatamente falar diretamente de Deus, é viver Deus, é respirar Deus. Um gesto fala mais do que muitas palavras, e olha que essa frase é clichê pra caramba!

    Tenta ai galera: fazer uma coisa que você não gosta pra agradar a quem você gosta! Lavar os pratos pra sua mãe, cuidar do seu pai quando ele precisa de você. Ser apoio para seus irmãos, dialogando sempre que possível de forma sincera, moleque e jovial.

    São poucos exemplos que dou de coisas simples que qualquer pessoa pode fazer, mas que inspiram santidade.

    Um abraço galera, tamu junto nessa história de ser santo!
    São poucos exemplos que dou de coisas simples que qualquer pessoa pode fazer, mas que inspiram santidade.

    Um abraço galera, tamu junto nessa história de ser santo!

    P.S.: Aew cara, postagem nova do blog Fé em Atitude inspirada na postagem sobre o Carlo Acutis tu tu colocou aqui! Um abraço fêra, tê mais!
    Deus abençoe, Maria acompanhe.

    ResponderExcluir
  3. Vocês precisam conhecer a pagina de Carlo

    www.carloacutis.com

    ResponderExcluir

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.