quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Amor e Caridade

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.” Cor 13, 1 -3

Estes são os três primeiros versículos da 1ª Carta do Apóstolo Paulo à Comunidade de Coríntios.
É interessante que em apenas três versículos Paulo nos mostra o que realmente importa na vida: o amor e a caridade. Não importa o que fazemos, mas sim o que se passa em nossos corações ao fazer. Existe uma passagem nos Evangelhos, onde Jesus observa as pessoas colocando donativos para o Templo. Um homem rico coloca muito dinheiro enquanto uma pobre viúva coloca apenas uma moeda de pequeno valor. Jesus afirma que a oferta daquela viúva foi muito maior do que a de todos, pois ela colocou ali tudo o que tinha enquanto os outros, aquilo que lhes sobrava.
Voltando à passagem acima, Paulo nos exorta a compartilhar os dons que recebemos de Deus, pois de nada vale termos toda a sabedoria, poder ou força se não a usarmos em prol daqueles que realmente precisam.
Jesus nos ensina a amar ao próximo como a nós mesmos. E muitos podem perguntar: quem é nosso próximo? Ora é aquela pessoa que está próxima de nós. Muitas vezes nos envolvemos em campanhas para ajudar pessoas que estão muito longe (claro que elas precisam), mas esquecemos da nossa própria família, de nossos vizinhos. 
Não é só de ajuda material que as pessoas precisam hoje em dia; muitas vezes uma simples palavra de consolo e ânimo pode "ressuscitar" uma alma que estava praticamente morta, sem amor e força para continuar a jornada da vida.
Então irmão, o ideal seria ler todo o capítulo 13 desta Carta de Paulo e meditar o seu significado na vida de cada um de nós. Mas os três primeiros versículos já são suficientes para nos darmos conta do que realmente importa:

"Amai-vos uns aos outros assim como vos amei e amai ao próximo como a ti mesmo!" (Jesus Cristo)
Texto por: Anderson Luis Gracine
 

1 comentários:

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.