quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os Salesianos no Brasil, 128 anos!


       
       Eles foram enviados pelo próprio Dom Bosco, com a missão de estar sempre entre os jovens, e há 128 anos, levam Deus, em suas escolas, obras de ação social, e em várias paróquias. São os filhos de São Francisco de Sales, ou mais conhecidos, como salesianos.
         No ano de 1883, em Niterói, no Rio de Janeiro, chegavam os primeiros salesianos. “Apesar desta ser a data oficial da chegada dos salesianos no Brasil, o primeiro contato foi em dezembro de 1875.”
         Nesta época já havia alguns salesianos na America Latina, como por exemplo, no Uruguai. O homem que se empenhou juntamente com Dom Bosco para trazer os salesianos ao Brasil foi o Dom Pedro Maria de Lacerda, que no dia 24 de novembro de 1882, enviou um relatório pra Turim, sobre o nosso país, dizendo:

Brasil, o imenso Império do Brasil, é o campo glorioso de trabalho que a Divina Providência oferece agora aos filhos de São Francisco de Sales. É a hora de eles premiarem, com zelo apostólico, seis anos de ansiosa espera e repetidas promessas.”

noticia         Neste mesmo ano, “após avaliar alguns locais no Rio de Janeiro, Pe. Lasagna determina a fundação da primeira obra salesiana, o Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói, oficialmente aberto em 1883.”
         É certo que o Brasil é um lindo país, mas você acha que eles encontraram tudo certinho por aqui? “Nesta época o Brasil viva um período de industrialização, anticlericalismo, êxodo rural, escravidão e graves problemas de saúde que assolavam as pessoas.” “Logo eles se puseram a trabalhar” se dedicando à educação e evangelização dos jovens, e dos mais necessitados.
         Hoje os salesianos de dom Bosco estão presentes por todo o país, com sua alegria, e serviço ao próximo.
         Dom Bosco, Rogai por nós!

Referência Bibliográfica:
http://www.salesianos.br/
Salesianos no Brasil: Há 128 anos educando e evangelizando. Belo Horizonte: ISJB/SSCS, 13 jul. 2011

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.