sábado, 29 de outubro de 2011

#DNJ

            Na tarde deste sábado (29/10) aconteceu na Paróquia Menino Jesus de Praga, localizada na Arquidiocese de Montes Claros (MG) o Dia Nacional da Juventude. Uma tarde toda especial, contando com a presença de membros da Comunidade Católica Palavra Viva que fizeram uma pregação sobre a força do JOVEM-IGREJA, baseada na Primeira carta de São Paulo 2, 13-17.
Helaíny testemunha sua vida como jovem católica.
            A missionária Helaíny, de 25 anos, há seis, da comunidade, lançou a pergunta baseada na palavra: “Como não amar o mundo se vivemos nele?”  E respondeu: “Devemos viver no mundo, mas não apegar as coisas dele. Apegamos-nos as coisas do mundo, mas estas são passageiras. Tudo o que nós experimentamos hoje é passageiro, as festas, os namoros, a maquiagem...” Testemunhou que aproveita a vida vivendo como uma jovem normal, sai com os amigos, se diverte, dança, mas seu diferencial está em não se deixar levar pelas coisas más que o mundo a oferece. Ainda comentou o tema do DNJ deste ano: Protagonismo feminino, e disse: “As mulheres estão cada vez mais expostas, cada vez mais vulgares. Mas nós devemos resgatar nossa feminilidade, para sermos como Maria, dentro de nossos lares, e onde formos...” Concluiu dizendo: “Não devemos amar o mundo, mas devemos curtir o mundo em Deus.”
Fernanda, "Vale a pena ser plenamente de Deus."
            Após terminar sua fala, Helaíny passou a vez para sua companheira, Fernanda que também é membro da Palavra Viva. “Como estou vivendo minha juventude?” Iniciou ela, “como tem sido minha vida diante do que o mundo tem me oferecido? Será que estou sendo um jovem de Deus?” Ressaltou: “Nós jovens somos movidos de escolhas. Nos deixamos ser levados pelo que o mundo nos oferece, e assim ficamos insensíveis à vontade de Deus, e achamos que tudo o que se passa de errado, é normal, porque todos nos dizem que é normal. O mundo vem inserindo más coisas no nosso meio, e nós como se estivéssemos de olhos vendados, aceitamos tudo. Será que faço parte dessa juventude ‘insensível’? “ perguntou ela. “Será que sou Maria-vai-com-as-outras? O mundo nos envolve com materialismo, e com um ‘tudo é normal’, mas, ‘Não vos conformeis com este mundo!’, Deus têm um projeto lindo para todos, mas o mundo nos desvia desse projeto.” Encerrou dizendo: “Jovem, queira ser plenamente de Deus, e viva como Deus quer, tenha atitude de querer mudar, ter um papel importante na sua família, faculdade.” “Jovem, vós sois fortes!” “Não vos conformeis com as coisas deste mundo!”
Adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens.
            Na sequencia nos encontramos com o Santíssimo Sacramento, em uma adoração jovem, que se prolongou até antes da Santa Missa, que foi o ato central e final do nosso DNJ. Encerramos com a concreta certeza de que ser JOVEM-IGREJA não é ser careta, ou não é aproveitar o que há de bom neste mundo, mas é “saber aproveitar as coisas puras e boas desse mundo, não sendo mundano”. É possível ser santo, é possível ser de Deus, e viver, sem precisar estragar nossas vidas com o que de mau o mundo nos oferece.


0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.