quinta-feira, 24 de maio de 2012

Auxilia, Ela tudo auxilia.


          Festa de Nossa Senhora Auxiliadora.
       Nessa longa estrada da vida nós sabemos que é difícil conseguir algo sozinho. Pra aprender ser gente, precisamos do auxílio dos pais. Pra aprender matemática, nós precisamos do auxílio de um professor, e pra aprender sobre a santidade? A quem recorremos? 
Você já leu aquela passagem da bíblia em que Jesus, pregado na cruz, olha pra sua mãe e João, e diz: “Mãe, eis aí o teu filho, Filho eis aí a Tua mãe”? Pois é, bem aí, Jesus nos deu sua Super Mãe, Maria, como nossa Auxiliadora. Quem auxilia, socorre, ajuda, ampara, protege. Alguém discorda que essa Super Mãe não faça isso? Faz, Ela faz! Ela tudo faz, como dizia São João Bosco. Inclusive foi ele quem deu um impulso para que essa devoção se difundisse.
Mas essa devoção vem de bem antes de São João Bosco, vem quando o imperador dos turcos queria dominar a Europa. Diante disso, o Papa Pio V, organizou uma frota para livrar os cristãos da escravidão muçulmana. Para tanto, invocou o auxílio da Virgem Maria para este combate. “A vitória aconteceu. Afastada a perseguição, o Santo Padre demonstrou sua gratidão à Virgem acrescentando nas ladainhas loretanas (de Nossa Senhora) a invocação: Auxiliadora dos Cristãos.” Porém, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora só foi instituída pela Papa Pio VII, em 1816. Este Papa viu a intercessão da Virgem Maria de pertinho. Após ter excomungado Napoleão I, o Papa fora sequestrado. Mas ele não ligava, tinha muita fé em Nossa Senhora, era certa a vitória! Então prometera coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora logo que fosse liberto. O Santo Padre ficou preso durante cinco anos. Cedendo à opinião pública, Napoleão libertou o Papa que rapidamente fora cumprir sua promessa. No dia 24 de maio de 1814, Pio entrou solenemente em Roma recuperando seu poder pastoral. “Para marcar seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa Pio VII criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.”
Dom Bosco fora grande difusor dessa devoção, adotou essa invocação a Maria para a Congregação dos Salesianos porque viviam numa época de luta entre poder civil e eclesiástico. O amor à Maria era tão grande, que construiu uma basílica em honra a Maria Auxiliadora. Também fundou junto com Santa Maria Domingas Mazzarello, as Filhas de Maria Auxiliadora, a congregação das freiras salesianas.
Foi por Dom Bosco que a conheci. Não tinha amor a Maria, porque tinha medo de acabar deixando de amar Jesus, mas entendi que nunca chegaria a amá-La mais que Jesus. “Não temais amar demais a Maria Santíssima. Nunca chegareis a amá-la tanto quanto Jesus a ama” (São Maximiliano Kolbe) Mas Dom Bosco, me deu esse grande presente, de conhecer a Auxiliadora. Hoje peço Seu auxílio, porque sei que sou fraco, preciso de alguém que me ampare, e me leve a Jesus, e esse alguém é Ela. Já tive algumas experiências com a Sua intercessão, e uma delas foi numa confissão. Preparei-me para confessar, e pedia a Maria que o padre estivesse atendendo a confissão, quando cheguei próximo à igreja, o padre estava em pé na porta. E no fim, Ele me dizia sobre Maria, que eu rezasse a Ela para que me ajudasse a lutar contra meus pecados, então eu disse que minha devoção era à Maria Auxiliadora, e ele disse: “Ela o trouxe aqui”. Maria sempre esteve comigo, e quando estou no pecado, Ela permanece comigo, porque quando tenho vergonha de me aproximar de Deus, vou a Ela, que me leva carinhosamente até Seu Filho Jesus. É Ela quem nos ensina o caminho da santidade. 
Encerro com as palavras de São João Bosco: “Um sustentáculo para vós, uma arma poderosa contra as insídias do demônio tende, pois caros jovens, na devoção à Maria Santíssima”.
Que Nossa Senhora Auxiliadora, rogue por nós!
Fonte Histórica: Canção Nova Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.