domingo, 27 de janeiro de 2013

Ação e Reação




Algumas vezes, em nossa vida escolar, ouvimos a explicação das Leis de Newton. Mas como nem sempre temos uma excelente memória, vamos recordar: As duas primeiras Leis - lei da inércia e princípio fundamental da dinâmica - descrevem como é o comportamento de uma determinada força; a terceira lei - ação e reação – analisa o sistema de troca de forças entre os corpos. Entendeu? Fique tranquilo, não é o meu objetivo dar aula de física, mas gostaria que percebêssemos o quanto esta terceira lei está presente em nossas vidas.

Assistindo neste final de semana ao filme: "A voz do coração", fui levado a refletir sobre o nosso comportamento diante das diferentes pessoas que nos cercam. A história se passa em um pensionato para pequenos delinquentes, onde um professor - Clément Mathieu - assume a tarefa de educar esses pequenos. A sua coragem vai além dos métodos que o inflexível diretor da escola insiste em impor dentro do pensionato fazendo com que os alunos apanhem a cada vez que comentem algum erro. Porém, com a chegada do professor, a rotina da escola é quebrada. Ele resolve montar um coral para manter a disciplina dos estudantes ao mesmo tempo em que explora os talentos de cada um. A partir de então suas vidas são transformadas pela música, os alunos ganham cada vez mais confiança no novo mestre, ao mesmo tempo em que seus talentos começam a serem percebidos.

Só quem ama pode compreender a voz do coração! O que estes alunos precisavam era de alguém que os percebessem, escutassem e amassem. O Amor é capaz de direcionar um coração que está distante de Deus para o Seu encontro. O Amor revela os dons que possuímos e que muitas vezes custamos a enxergar.

Amar é um exercício diário. É preciso mudar a rotina para que não nos acostumemos com o pecado. Deixemos de mendigar qualquer amor e busquemos um #AmorMaior. Deus não impõe limite em seu Amor e irá nos buscar onde quer que estejamos. Mas o coração precisa corresponder a este Amor. Confiemos nossas vidas e as nossas ações nas mãos do Mestre e veremos que a cada dia seremos educados na escola da Santidade, pois só nela aprendemos que o Amor tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo espera.

A ação de Deus – que Se utiliza de vários instrumentos para se manifestar - em nossas vidas deve mudar as nossas atitudes. Amar é uma ação que provoca uma única reação: o próprio amor.
@rafascesar

2 comentários:

  1. Parabéns, meu filho. Você fala do amor de Deus de uma forma simples e de fácil absorção. Continue com este jeito de evangelizar para que mais jovens conheçam e se encantem pelo verdadeiro Amor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, uma sacada muito boa... Muitos de nós queremos nos sentir amados, mas nunca experimentamos fazer algo para isso, nunca experimentamos amar... Que Deus, o próprio Amor, nos faça cada dia mais a sua Imagem e semelhança... Parabens! Gostei muito do artigo! Deus abençoe sempre o trabalho maravilhoso de evangelização que vocês fazem...

    ResponderExcluir

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.