domingo, 17 de fevereiro de 2013

#CF2013 "Eis-me aqui, envia-me!"

Eróticos, consumistas, hedonistas, de variadas etnias, afetivamente diversos, conectados ou não, de todas as classes sociais, com pouco ou muito acesso a arte, a cultura, a educação e ao lazer, nas baladas, praias, praças, ruas, avenidas e periferias dos grandes e pequenos centros urbanos, as “juventudes” encontram-se no emaranhado de sensações que mesclam medos e prazeres próprios de nosso tempo.
Refletir o tema proposto pela Campanha da Fraternidade 2013, “Fraternidade e Juventude” leva-nos a vislumbrar a jovialidade como o grande anseio sociocultural contemporâneo. Idosos e adultos sonham com a fonte da eterna juventude. Crianças são esteticamente sensualizadas para assumirem um perfil comportamental adolescente. Ser uma pessoa básica e descolada faz parte de uma ideologia coletiva de vida feliz. Realizar-se profissionalmente e ter uma carreira sólida capaz de garantir o bem estar pessoal e familiar é alcançar a máxima do “homem e da mulher realizados” tão visível nas mídias sociais.
O “ter” passa a contrapor o “ser” e tornamo-nos aquilo que possuímos e não o que somos humanamente.  O mercado transforma tudo em comércio e nossa aceitação social está vinculada ao comportamento que assumimos diante do sistema. Pelo mercado capitalista um utensílio adquirido torna-se um instrumento de aceitação social. Roupas, Iphones, carros, perfumes entre outros tem o poder de transformar o ser humano em um super- herói desejado e querido por todos.
Enquanto membros do corpo místico de Cristo, queremos adentrar a esfera juvenil, formando pessoas críticas, que experimentam os valores Evangélicos da Justiça e do Direito. Lutar em busca de políticas públicas para as juventudes, ajudar os jovens a encontrarem seu lugar participativo e vivo na vida da Igreja é a nossa grande reflexão quaresmal de 2013. O lema: “Eis-me aqui, envia-me” chama-nos abrir as portas para os jovens e inspirados por São João Bosco - patrono das juventudes acreditamos que “em todo jovem há um ponto acessível ao bem”.  Construir um mundo justo e irmão é a grande missão Cristã dos nossos tempos e nos passos da mãe Igreja queremos arregaçar as mangas e trabalhar vista da fraternidade e da paz.
Salesiano de Dom Bosco

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.