quinta-feira, 13 de março de 2014

Coragem e sabedoria: sigamos o caminho de Francisco!

Em função do um ano de Pontificado do Papa Francisco – 13 de Março de 2014




Carisma. Alegria. Simplicidade. Francisco falou a nós, jovens, da sacada da Basílica de São Pedro, do palco da Jornada Mundial da Juventude, mas de modo como se estivesse ao nosso lado, como um amigo próximo, aconselhando-nos e ensinando-nos a Santa Doutrina Católica. Seu caráter pastoral leva-o a ensinar de forma prática e simples, mas profunda o suficiente para que tenhamos a audácia de colocar suas palavras em prática através da fé e da obediência.
Nosso líder está a par do mundo moderno, de suas ideologias e acontecimentos, revelando uma verdadeira posição cristã. Quantos sofrem pelas desigualdades sociais e misérias de sistemas político-econômicos que, durante e após construírem teoricamente um mundo ideal, perdem o senso do que é ser humano, ignoram aspectos espirituais e pessoais dos indivíduos, por vezes resumindo-se no materialismo? Quantos sofrem com o vazio, com a falta de Deus, com coisas que alegrias passageiras e o pensamento “do mundo” não podem curar?
A fé foi abandonada, transformada em trevas. Mas o que, além dessa luz, poderia iluminar as trevas da humanidade, as situações aonde razão humana não pode chegar, as falhas das ideologias, a indiferença e o comodismo? Apenas Cristo é quem ilumina o futuro do homem, sua conduta, seu interior nesta árdua vida terrena e passageira.
O Papa Francisco não se cansa de nos transmitir essa mensagem. Ao mesmo tempo em que tem a sabedoria e obediência de um verdadeiro católico, entende e dispõe da coragem que só um coração jovem pode ter.  É necessário que sigamos o seu exemplo: saber olhar para o outro, amando-o, mas desprezando o pecado; ter a coragem de ir contra a corrente e lutar por um mundo mais justo e inflamado por Deus; possuir e transmitir a alegria de ser Igreja, Corpo de Cristo, e de entregar sua vida nas mãos daquele que é luz, a Luz da Fé.


______________________________________________


A Santa Sé. Carta Encíclica Lumen fidei de Sua Santidade Francisco, 29 de junho de 2013, [online] Disponível em: http://www.vatican.va/holy_father/francesco/encyclicals/documents/papa-francesco_20130629_enciclica-lumen-fidei_po.html [ Acessado 13 mar 2014] 

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.