terça-feira, 13 de julho de 2010

A Oferta da Viúva

Ao ensinar, Jesus dizia: “Cuidado com os escribas! Eles fazem questão de andar com amplas túnicas e de serem cumprimentados nas praças, gostam dos primeiros assentos na sinagoga e dos lugares de honra nos banquetes. Mas devoram as casas das viúvas, enquanto ostentam longas orações. Por isso, serão julgados com mais rigor”. Jesus estava sentado em frente do cofre das ofertas e observava como a multidão punha dinheiro no cofre. Muitos ricos depositavam muito. Chegou então uma pobre viúva e deu duas moedinhas. Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros que depositaram no cofre. Pois todos eles deram do que tinham de sobra, ao passo que ela, da sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha para viver”. (Marcos 12, 38-44)

Reflexão

O evangelho nos mostra, que mesmo sendo maior em valores, as ofertas dos ricos, não tinha a qualidade da oferta da viúva. Os Escribas, ricos daquela época, doutores, exibiam seus status com grandes ofertas, para serem vistos e reconhecidos pelo povo. Davam não só o que lhes sobrava, mas ainda, o fruto de sua exploração dos mais pobres. A oferta da viúva foi modesta, e não supérflua. Ela deu …“tudo o que tinha para seu sustento”. Por isso, sua oferta não passou despercebida a Jesus (vers. 44). Pense, como você tem feito as suas ofertas ao Senhor? Não somente pensando no material, mas no seu compromisso com Jesus, no anunciar o evangelho, na oração, na vivencia do seus mandamentos. Você tem dado as sobras que lhe restam, ou tem tirado do pouco que você tem para viver? Você tem ofertado aos que necessitam, o acolhimento, a companhia, o tempo, a alegria, um sorriso e o amor. O Senhor Jesus com o Seu exemplo, veio para nos dar a vida, e fez-se pobre para nos enriquecer com a Sua pobreza. Apesar de não ter nada, gastou toda a vida dando a todos, saúde e movimento, vista e luz, verdade e alegria, futuro e esperança, para acabar até se dar a Si mesmo inteiramente.

Vamos pedir ao Senhor:
“Jesus, meu amado Mestre, dá-me a pureza de coração,para que todas as minhas ações sejam marcadas, pela humildade, sinceridade e por um amor verdadeiro ao Deus Pai. Amém”.

1 comentários:

  1. Bacana a reflexão.
    De fato o Reino de Deus tem tudo a ver com doação, não com amostração...
    XD~~

    Abraço galera do Lance, Deus abençoe!

    ResponderExcluir

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.