sexta-feira, 15 de abril de 2011

SANTIDADE: FÁCIL COMO 1, 2, 3


Bento XVI Oferece um plano simples de santidade
CIDADE DO VATICANO, 13 abr 2011 ( Zenit.org ) .- Ser um santo realmente não é tão complicado, segundo Bento XVI, que hoje ofereceu uma receita simples de três passos: ir à missa no domingo, começar e terminar o dia em contato com Deus, e tomar decisões de acordo com os Dez Mandamentos.
O Papa ofereceu este guia simples de hoje durante a audiência geral, ao concluir a sua série de dois anos de catequeses sobre os santos e doutores da Igreja.
Citando a Escritura e o Concílio Vaticano II, o Papa tentou apresentar o que é "o mais essencial" para alcançar a santidade.

Ele disse: "O que é o mais essencial? Essencial é nenhum domingo ser deixado sem um encontro com Cristo ressuscitado na Eucaristia - este não é um fardo, mas a luz de toda a semana. Nunca  começar ou terminar um dia sem pelo menos um contato breve com Deus. E, no caminho da nossa vida, a seguir  os sinais de trânsito” que Deus nos comunicou  nos mandamentos, que é simplesmente a definição de caridade em situações específicas. 

"Eu acho que essa é a verdadeira simplicidade e grandeza da vida de santidade: o encontro com o Ressuscitado, no domingo, ao contato com Deus no princípio e no fim do dia, nas decisões, a seguir “os sinais de trânsito”, o que Deus tem comunicada a nós, que são simplesmente formas de caridade. [...] Isso é verdadeiro simplicidade grandeza e profundidade da vida cristã, de santos. "


Todos são chamados à santidade, o Papa afirmou. 
"Como podemos viver a jornada no caminho da santidade, como podemos responder a este apelo? Posso fazê-lo com minha própria força?" ele perguntou. "A resposta é clara: Uma vida santa não é principalmente o fruto de nossos próprios esforços, de nossas ações, porque é Deus, o três vezes Santo, que nos torna santos, e da ação do Espírito Santo, que nos encoraja a partir de dentro; é a própria vida de Cristo ressuscitado, que lhe foi comunicado a nós e que nos transforma. "


Eu também?
O Bispo de Roma propõe mais perguntas: "Será que podemos, com nossas limitações, nossas fraquezas, chegar tão alto?"
Ele lembrou o ordem dos santos apresentada pela Igreja no ano litúrgico - de cada período da história da Igreja, pertencentes a todas as idades e estados de vida: "o rostos concretos de todos os povos, línguas e nações, e eles são muito diferentes entre si. "


E o Papa assinalou a outros "santos", que também são "sinais de trânsito": "os santos simples, ou seja, as pessoas boas que eu vejo na minha vida, que nunca será canonizado. Eles são pessoas comuns, para dizê-lo, de alguma forma, sem heroísmo visível, mas na sua bondade todos os dias eu vejo a verdade da fé. Esta bondade, que amadureceram na fé da Igreja, é para mim uma defesa segura do cristianismo e do sinal de onde está a verdade ".


É a comunhão com os santos, canonizados ou não, que permite o cultivo de uma "firme esperança de ser capaz de imitar a sua maneira e partilhar um dia a mesma vida abençoada, a vida eterna", refletiu.


O Santo Padre concluiu com um convite aberto à santidade.
Ele disse: "Eu gostaria de convidá-los a abrirem-se à ação do Espírito Santo, que transforma a nossa vida, para ser, também, peças do grande mosaico da santidade que Deus está criando na história, para que o rosto de Cristo brilhe na plenitude do seu brilho. 


"Não vamos ter medo de olhar para o alto, à altura de Deus, não vamos ter medo se Deus irá pedir demais de nós, mas deixemo-nos guiar em todas as nossas ações cotidianas em sua Palavra, mesmo que nos sentimos que somos pobres, inadequados, pecadores: Ele vai ser o único a transformar-nos de acordo com o seu amor ".

Fonte: ZENIT e XT3.COM

1 comentários:

  1. Em resumo ao que o nosso santo padre disse, se mantermos uma vida de oração(básica) e antes de tomar qualquer atitude pensemos:"o que Jesus faria no meu lugar", estaremos a cada dia mais perto desse tal "Lance de Santidade".

    ResponderExcluir

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.