sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Como é ser salesiano... E como descobri minha vocação...


Descobrir a vocação e ser salesiano foi para mim um processo único...

Nasci bem próximo de uma obra salesiana, em Pindamonhangaba. E desde os 6 anos (isso mesmo, seis anos !) frequentava o oratório festivo, que naquele tempo era diário, levado por meus irmãos maiores.
Assim a convivência com os padres, irmãos e seminaristas salesianos foi uma constante em minha infância e adolescência. Cresci “respirando” a devoção a N. Sra. Auxiliadora e a Dom Bosco. Chegava até a rezar a Ave Maria de forma errada, por descuido : “Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor e Dom Bosco... bendita sois vós...”
Cresci também fascinado pela presença e proximidade daqueles homens de Deus, que transpareciam a felicidade de estar conosco, jogar bola conosco, nosdar catecismo”. O oratório era um privilégio das crianças, adolescentes e jovens dos bairros próximos. Tínhamos ali um espaço de lazer, amizade, religião e arte.
Tive um irmão que entrou para o seminário salesiano, em Lavrinhas, alguns anos antes de mim. Confesso que isso também, num primeiro momento, me influenciou.
Fiz alguns encontros vocacionais, entrei para o seminário no primeiro ano do Ensino Médio. Com o tempo fui discernindo, de fato, o que era ser religioso, o que era ser salesiano, o que era ser padre. Na verdade Cristo estava à frente e era nosso modelo, caminho, verdade e vida. Mas havia vários modos de seguir a Jesus. E ali, durante a caminhada, decidi que queria seguir a Cristo do jeitão de Dom Bosco. Viver a alegria e a simplicidade, com os jovens, pela educação.
Ser salesiano é isso. Querer ser um seguidor de Jesus, querer ser sinal do seu amor às pessoas, de modo especial às crianças e aos jovens. Ajudá-los a encontrarem um caminho de felicidade e realização pessoal, sendo bons cristãos e honestos cidadãos.
Peço sempre a Deus um coração grande como o de Dom Bosco.
Peço também que N. Sra. me auxilie e me mostre o caminho.
E peço a oração de todos os que estarão lendo esse texto, para que eu seja fiel ao caminho e a vocação-presente que Deus me deu. 
Abraço fraterno !
 @marcosergius (Pe. Marcos Sergio)

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.