sábado, 13 de agosto de 2011

Missa em 3D?!


A moda agora é o 3D! De uns tempos pra cá, o mundo está sendo bombardeado com uma série de produtos com tecnologia de imagem em três dimensões. O que há de melhor em TVs, computadores, filmes, vem com uma tecnologia própria para criar imagens tridimensionais. Entre um filme “comum” e um em 3D – mesmo pagando mais caro – nós vamos escolher a novidade do momento. Afinal, somos uma geração que adora novidades! Por falar em novidade, e se te dissessem que existe Missa em 3D? Você acreditaria? E se ainda afirmassem que essa “novidade” é muito mais antiga do que você pensa? Pois é! É a mais pura verdade!

Falar de tecnologia de imagem em 3D, é falar de imagens comuns, manipuladas de uma forma à iludir nosso cérebro. Na realidade a terceira dimensão não existe, é apenas uma ilusão da sua mente. É a sua percepção que faz a diferença no 3D. É por isso que os óculos especiais são essenciais. São eles que enganam o nosso cérebro e nos fazem ver tudo saltando da tela. Na verdade mesmo, é tudo ilusão! Ficamos horas com aqueles óculos na cara, tendo a sensação de estar dentro daquela cena, aquela com aquele ator, com aquela atriz de tirar o fôlego. Tem gente que até estica os braços para ver se alcança, mas o máximo que pega é…nada. Tudo é só ilusão.

Aí vem a grande novidade: a Missa em 3D não é ilusão! É verdade! É real! “Mas como assim?”. Calma, nós vamos explicar!
Quando você vai a Missa em qualquer lugar do mundo – seja na capelinha perto da roça do vô ou numa grande catedral – você está entrando na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Você está lá no Calvário, ao lado da Virgem Maria, aos pés da cruz. Você está lá! Você entra no mistério! Você não só assiste tudo, mas você participa. Entra você, sua vida, sua família, seus problemas, suas vitórias, seus sonhos, suas dores. Entra você inteiro! Você está lá! Não é ilusão!
“Então é igual um portal no tempo?” Se você pensou assim, lembrando dos desenhos da infância e dos super-heróis da TV, tudo bem. Não é bem desse jeito, mas ao pensar assim, você não está totalmente errado. Na verdade, o sacrifício salvador de Jesus é algo tão grande que não cabe na história, no tempo como o conhecemos. Vai além dele, transbordando em toda a história.
A Santa Missa atinge as três dimensões do tempo como o conhecemos: passado, presente e futuro. Opa! Três dimensões do tempo? 3D?! Isso mesmo! Sacou porque a Missa é em 3D? 3D = Três dimensões = Presente + Passado + Futuro. Daí você entende que na realidade, não inventaram uma Missa em 3D só para seguir o modismo, mas que Jesus instituiu a Eucaristia em “tecnologia 3D”, maior que o tempo, capaz de atingir as realidades presentes, passadas e futuras não só do mundo, mas também da sua vida. A Santa Missa acontece num eterno presente, em um hoje que não passa. Muito louco, não é? E o melhor: não é ilusão. É a mais pura realidade.
Pode ser que você nunca tenha percebido isso, ou pior, sempre sentou no banco da igreja e achou tudo aquilo muito chato. Pode ser também que não te ofereceram um óculos na entrada ou você nunca se ligou em pedir. Sim, para realmente participar da Missa e ver tudo em “3D” é preciso um par de óculos: os óculos da fé. Só quem tem fé, só quem faz a experiência com Jesus vivo e ressuscitado, vai perceber que não está em um teatro ou numa repetição de acontecimentos passados. Lembra que quando falamos de 3D, dissemos que é a sua percepção que faz a diferença? Só quem se deixou encontrar pelo Senhor é capaz de ir além dos sentidos e experimentar a ação da salvação de Cristo em sua vida. Salvação que age em três dimensões, atingindo o seu passado ferido, o seu presente instável e o seu futuro cheio de medos. É preciso os óculos da fé, que não vende na net, mas que são dados gratuitamente, pelo Senhor, a quem os pedir.
É muito bom se divertir com imagens saltando da tela diante dos seus olhos. Muito melhor é saber que você está aos pés da cruz do Senhor. Que você realmente está lá. Que não é ilusão. Quem participa da Santa Missa com os “óculos” da fé, é capaz de ir além do sensível, de ver além do tempo, de olhar para o altar e atualizar com a sua vida, as palavras do centurião romano: “Na verdade, este homem é o Filho de Deus!” (cf. Mc 14, 39).
Se abra à essa novidade! Santa Missa em 3D: Agora. Em uma igreja perto de você!

Texto Retirado do (Blog do Renan)  

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.