quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jovens realizam Via-Sacra e se unem ao Mistério da Cruz de Cristo


Aproveitando a presença dos símbolos da #JMJ , na noite desta terça-feira, dia 08/11, a juventude montesclarense saiu as ruas da cidade para reviver os últimos momentos da Paixão de Nosso Senhor. 

A juventude foi preparada para viver a Via Sacra com orações sobre a Mística da Cruz.  
O caminho da cruz teve início na Paróquia Matriz, às 20h, e percorreu as principais ruas do centro da cidade, passando por hospitais, colégios, centro comercial etc. 
Envolvendo toda a cidade, as estações foram divididas entre algumas paróquias que escolheram jovens para ler os textos da Via Sacra e carregar a #CruzJMJ e o Ícone de Nossa Senhora.  
Para Tiago, 17 anos, carregar a #CruzJMJ é experimentar o que viveu Simão Cirineu no caminho da Cruz quando ajudou o Nosso Senhor que sofria não só com as chicotadas mas também com os insultos que muitos gritavam para Ele. 
Como gesto concreto de solidariedade, as paróquias também recolheram alimentos não perecíveis que serão doados para instituições que cuidam de jovens dependentes químicos que estão em tratamento, entre outras instituições. 
Para Ludmilla Leal, 19 anos, recolher os alimentos juntamente com os jovens de sua paróquia e doá-los é uma experiência de caridade. Ela destacou ainda que, não conhecer as pessoas que terão estes alimentos em suas mesas não é maior do que a certeza que estamos ajudando o próprio Jesus, presente em cada irmão. 
Um dos momentos mais emocionantes foi o testemunho de uma mãe que teve o filho, ainda criança, morto após ser atingido por bala-perdida em meio à guerra do tráfico em nossa cidade. Sem dúvida, o caminho de cruz vivido por essa e tantas outras mães é um caminho de sofrimento, porém quando se está ao lado de Deus, ele é vivido com grande esperança.   

A Via Sacra foi encerrada na Matriz, a igreja estava cheia de jovens e todos louvavam a Deus com muito entusiasmo e alegria. 



Juventude se reúne em Adoração a Jesus Sacramentado, junto aos símbolos da #JMJ 
Após o encerramento da Via Sacra, foi iniciada uma Adoração a Jesus Sacramentado, conduzida pelo Pe. Fernando, do Setor Juventude diocesano. Ele destacou que a juventude que se reúne para carregar a #CruzJMJ também deve assumir a cruz em sua vida cristã.  
No decorrer da Adoração, o padre rezou por toda a juventude ali presente pedindo que eles não abandonassem a caminhada cristã e sempre escolhessem ‘a melhor parte’ que é estar aos pés de Jesus. 
Em um dos momentos o padre pediu que toda a Igreja ficasse de mãos dadas, para destacar a importância da amizade cristã e que rezasse clamando a graça do Espírito Santo para toda a nossa juventude.  
A vigília foi encerrada à meia-noite com a benção do Santíssimo. Foi muito interessante ver que apesar do horário, a igreja ainda estava cheia. Já podemos afirmar, desde já, que tudo isso é reflexo da visita dos símbolos da #JMJ à nossa Diocese. 

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.