terça-feira, 11 de março de 2014

Resenhas Literárias


"Fiz-me fraco para os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, a fim de salvar a todos." (I Coríntios 9,22)

                A ideia de criar resenhas literárias que apontam um conteúdo moralmente cristão é a de indicar livros que saciem a necessidade de jovens cristãos que não se contentam somente em se entreter, mas que querem compreender o significado que o escritor quis transmitir por meio da estória e até mesmo aplica-lo em sua vida. 

                Flannery O'Connor, uma grande escritora estadunidense da moral católica, disse em um de seus ensaios: "O que nós imprecisamente chamamos de romance católico, não é necessariamente sobre um mundo cristianizado ou catolizado, mas é simplesmente aquele em que a verdade, como os cristãos conhecem, é usada como uma luz pela qual o mundo tem que ser visto." Disse também: "O romancista cristão vive em um universo maior. Ele acredita que o mundo natural contém o sobrenatural. E isso não significa que sua obrigação de retratar o natural é menos, isso significa que é maior." ¹

                Por isso a ficção cristã, em quase todas as vezes, não tenta convencer ou doutrinar o leitor, seu objetivo é o uso da imaginação cristã para refletir sutilmente a presença de Deus na estória e entreter o leitor ao mesmo tempo. Não é necessário utilizar símbolos ou gestos do cristianismo, porque o cristianismo cultural não é o alvo, é mais comum que os autores façam uso de uma escrita sutil e simbólica para transmitir seus pensamentos cristãos, e até recorrem às editoras seculares, assim suas obras não se restringem a um público limitado. Dois exemplos muito conhecidos são “As Crônicas de Nárnia”, de C. S. Lewis, e “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tokien.



COMO SABER SE UM LIVRO DE FICÇÃO É CRISTÃO?

                Uma ficção cristã ou, mais precisamente, uma ficção católica, além de ser bem escrita e ter uma estória que prenda a imaginação do leitor, deve conter pelo menos três pontos:
- Incluir o contraste entre os aspectos humanos negativos (o pecado, o mal...) e positivos (a redenção, a esperança, a coragem, o amor...);
- Ter pelo menos um tema católico (o amor sacrificial, o perdão, a bondade...);
- O protagonista cresce ao longo da estória, através da exploração e experimentação, para uma compreensão mais profunda de uma verdade moral e assim se mover em direção a Deus.               Além disso, a ficção católica mostra uma condição problemática específica e apresenta ao leitor uma verdade católica e personagens que podem ou não ser capazes de consertar o que está quebrado. Mesmo que não ofereça uma solução final, o escritor católico deve oferecer o caminho para as soluções e esperança para os leitores. ²


PARA ENTENDER O FORMATO DE NOSSAS RESENHAS:

                Cada livro possui dois tipos de resenha: sem spoiler (sem revelação do enredo) e com spoiler. A resenha sem spoiler é quase uma sinopse, é para ser lida antes da leitura do livro como indicação e apresenta o porquê vale a pena ser lido, junto com a classificação. Já na resenha com spoiler, são apresentadas cenas que sugerem uma interpretação segundo a moral cristã, e que auxiliam a interpretação pessoal do leitor, portanto deve ser lida após a leitura do livro.
                A classificação, presente no primeiro tipo de resenha, será feita através de uma média entre os seguintes pontos:
- Escrita (leitura agradável);
- Imaginação (prende o leitor);
- Contraste (entre o bem e o mal);
- Tema (católico/cristão);
- Personagem (processo de crescimento).
                No segundo tipo de resenha (com spoiler), serão aprofundados os pontos acima, principalmente o ponto sobre o tema.
                Quanto aos pontos negativos, esses não serão avaliados, pois se fossem mais relevantes do que o conteúdo moralmente cristão, o livro nem seria resenhado. Fica claro então, que as ficções podem conter cenas comuns do cotidiano dos jovens, como o uso de drogas, bebidas, violência... Mas dentro de um limite que não abuse da imaginação moral.


                Se você leu ou pretende ler algum livro o qual gostaria que nós resenhássemos, nos envie o título para o E-mail larissa.aub@gmail ou através de mensagem via Facebook para o perfil Larissa de Santi (/lari.aub).
                Os contatos são os mesmos para pedidos de parcerias com autores e editoras.



______________________

¹ Citações de Flannery O’Connor, em tradução livre, retiradas do livro "Mystery and Manners: Occasional Prose".

² Os pontos para uma ficção católica são da Tuscany Press, editora católica, também em tradução livre.

2 comentários:

  1. Olá Boa tarde! Gostei da publicação segue um livro meu católico http://artificioeditora.com/vivenciar.php

    ResponderExcluir
  2. Olá. Parabéns pelo artigo. Gostei muito do blog.
    Se desejar dê uma olhada rápida ou se inscreva no meu blog de livros cristãos.
    https://resenhascristas.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.