quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Entrevista com Josefa Alves, autora de Teshuvá - O retorno de Lisa.


         Josefa Alves é membro da Comunidade Católica Shalom, estudou na Faculdade de Teologia de Lugano, na Suíça, e atualmente mora em Aquiraz, no Ceará. Ela é autora do livro de ficção "Teshuvá - O retorno de Lisa", lançado mês passado pela editora Shalom. Através das demonstrações nas redes sociais, tem ficado claro que o romance está sendo muito bem recebido pelos jovens católicos, o que revela uma grande necessidade de mais escritores de ficção católica para atender a esse público. Contentes pelo lançamento do livro, conversamos com a escritora para saber mais sobre a sua obra.

Blog Lance de Santidade (LdS): Josefa, por que você decidiu escrever "Teshuvá - O retorno de Lisa"?
Josefa Alves: Após a primeira inspiração, levei ainda bastante tempo para decidir escrever Teshuvá, mas um fator determinante, além da certeza de que era vontade de Deus foi a possibilidade de oferecer algo novo aos jovens, visto que existem poucas obras cristãs publicadas neste estilo.

LdS: E qual é a relação entre o significado da palavra "teshuvá" e a estória do livro?
Josefa: É uma relação direta. Porque Teshuvá significa, ao mesmo tempo, conversão, arrependimento e retorno: este é o processo no qual Lisa é inserida.

LdS: Dizem que toda ficção tem um pouco de realidade, por se basear em experiências vividas pelo autor. De onde você tirou a ideia para a escolha do tema?
Josefa: Teshuvá não é uma biografia, nem autobiografia, mas é verdade, e inevitável, que muitas experiências vividas pelo autor estejam presentes nas suas obras. Eu morei em Volterra e foi lá que eu conheci histórias como a da Giulia. Também na infância de Lisa, existem traços e rostos que estiveram presentes na minha vida, como o sr. Paulo. Devo admitir que Deus me presenteou com uma imaginação muito fértil, e que Ele trabalhou bastante para criar toda a trama desta aventura.

LdS: Qual foi a maior dificuldade que você teve que enfrentar para escrever o livro?
Josefa: Foram várias, mas creio que uma das maiores foi o tempo, porque comecei a escrever em dezembro de 2009 e não encontrava tempo para prosseguir; foram quatro anos e meio até concluir o livro. Cada vez que voltava a escrever, tinha que reler tudo, para não cometer erros de continuidade.

Josefa Alves, autora do livro.
 

LdS: Além da dificuldade com o tempo, você provavelmente já teve que enfrentar bloqueios criativos na hora de escrever, o que você faz quando isso acontece?
Josefa: Geralmente tento me distanciar do escrito, fazendo coisas que me agradem, como ver um filme, conversar com amigos, fazer ginástica. Se não tenho inspiração, é melhor não forçar, senão sai muito mecânico, sem paixão.

LdS: Quais autores inspiram você?
Josefa: Gosto muito de ler, inclusive gibis, mas poucos autores me prendem tanto quanto Dostoievski, C. S. Lewis e Chesterton.

LdS: Talvez você tenha muitos, mas poderia nos dizer um de seus livros preferidos, o qual você recomenda a leitura?
Josefa: Os irmãos Karamazov de Dostoievski.

LdS: Você escreveu o livro tendo em mente um público alvo?
Josefa: Sobretudo os jovens que curtem aventura e não se prendem ao óbvio.

LdS: Para você, o que é ficção católica?
Josefa: Vejo a ficção católica como uma oportunidade e uma possibilidade de diálogo com o mundo, de forma a elevar o que há de belo e verdadeiro no mundo e a apresentar ao mundo a fonte da Beleza e da Verdade.

LdS: Para finalizar, qual é o seu conselho para jovens católicos que desejam escrever um livro?
Josefa: Eu poderia dar muitos conselhos, mas direi o que considero essencial: consagrem sua imaginação ao Espírito Santo e vivam aquilo que vocês desejam transmitir. Escrever precisa ser uma missão, na qual eu transbordo o que creio e o que vivo.


            Esperamos que essa entrevista tenha te inspirado a ler o livro, aproveite e leia o primeiro capítuloou assista o teaser abaixo:



O livro está disponível para venda online no site das Edições Shalom

Você também pode encontrar a Josefa no Facebook e curtir a página do livro.

Entrevista por: Larissa de Santi.

0 comentários:

Postar um comentário

imagem
2010 - 2014 • Lance de Santidade | Desenvolvido por Carlos e Fellipe.